Óleos Essenciais Orgânicos


Óleos Essenciais Orgânicos são aqueles cuja a planta utilizada em seu preparo é cultivado sem agrotóxicos e sem fertilizantes químicos. Tanto o plantio como os cuidados com a planta são baseados em processos naturais que mantêm a vida do solo intacta. Além disso, os agrotóxicos podem além de contaminar o solo e a água, intoxicar animais que vivem nos arredores das plantações e os seres humanos que trabalham no plantio, extração e até mesmo que consumem produtos não orgânicos. 

Diferença entre óleo essencial orgânico certificado e orgânico não certificado


Existem diversos órgãos internacionais responsáveis pela inspeção e emissão do certificado de orgânico, porém no Brasil apenas o IBD é o certificado que garante que o produto esta de acordo com as normas brasileiras de orgânicos, para produtos de origem vegetal. 

Fora do Brasil estes produtos possuem as seguintes certificações NOP, EU, JAS porém estas certificações apesar de serem confiaveis não são válidas em território nacional e por isto quando se trata de produtos que são orgânicos em sua origem porém não possuem o selo IBD são chamados de orgânicos não certificados.

Benefícios dos Óleos Essenciais Orgânicos.

  • Ausência de agrotóxicos;
  • Garantia de que o produto adquirido não prejudicou a terra e o entorno de sua plantação;
  • Segurança para utilizar o mesmo na aromatologia quando recomendado por um profissional;
  • Como a planta não sofre influencia de agentes químicos seu aroma não sofre nenhum tipo de alteração.